Pular para o conteúdo principal

Súbito erro de conexão no Wordpress e bolo de fubá

Eu tenho três sites no Wordpress. É um CMS ótimo, muito bom de se usar quando se tem mais de 1 escritor na equipe, e o PHP também é muito intuitivo e fácil de se pegar. Mas aí, do nada, os sites caem e dá a terrível mensagem "Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados."
Como uma boa principiante em programação cujo conhecimento não chega aos pés do de um Junior, eu larguei mão e fui ver o que tinha para comer, e como também não tinha nada de bom, fiz um bolo. Bolo de Fubá. Minha especialidade.

Bolo de Fubá do Programador Frustrado

Bata no liquidificador até virar uma massa bem homogênea, o ponto dela é bem molinho mesmo:
  • 3 ovos grandes
  • 1 copo (200ml) de óleo
  • 2 copos de fubá
  • 1 copo e meio de açúcar
  • 2 copos de leite
Ligue o forno (180º) e prepare a forma untada com óleo ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Despeje a mistura do fubá numa tigela com o seguinte:
  • 2 copos de farinha de trigo
Mexa tudo e coloque por último 1 colher de sopa de fermento químico. Na maioria das receitas o fermento químico vai sempre por último, e lembre sempre de bater a massa com cuidado depois de colocar o fermento, só pra misturar mesmo. Coloque na forma e leve ao forno, em uns 30 minutos seu bolo de fubá vai estar pronto. Essa receita rende pra cacete (mas também acaba rápido, é muito boa), eu encho 2 formas redondas com furo no meio. Para o bolo ficar mais doce, coloque 2 copos de açúcar. Tem quem coloque 1 colher (chá) de erva doce no bolo, fica bem bom mas eu pessoalmente não gosto.

bolo

Mas e o erro de conexão? Arrumou?

Claro que arrumei! Depois de quebrar a cabeça em vários posts difíceis de entender sobre o mesmo problema, alguém veio com a super simples solução de reiniciar o MySQL direto no servidor. Infelizmente eu não lembro a explicação que ele deu para tentar isso, mas era algo bem simples. Como o meu bolo de fubá. Foi a primeira receita que eu aprendi, ainda criança, a primeira que consegui fazer ficar boa sozinha, e é minha receita favorita. A solução de reiniciar o Apache pra resolver algum problema menor também foi a primeira que aprendi na saga como pseudo-programadora. Claro que eu tento entender o problema e também tento ao máximo não precisar recorrer a gambiarras nas soluções. Mas tem horas que o melhor mesmo é dar uma passadinha na cozinha e comer um bolo e enquanto o servidor reinicia.

Comentários